RSS
  Whatsapp

Dia do hambúrguer

Profissional revela os segredos de um hambúrguer saudável e irresistível

O hambúrguer, quando preparado com ingredientes de qualidade, pode ser uma fonte rica de nutrientes essenciais. A D'Corthes Carnes Nobre, apresenta dois tipos de blends; conheça

Compartilhar

 Hambúrguer de blend suíno da D'Corthes / imagem: Pedro Silva - Sempre Mais

A versatilidade do hambúrguer vai muito além da composição de um sanduíche, com sua variedade de sabores e texturas, especialmente em meio à crescente popularidade da produção artesanal.

Celebrado no dia 28 deste mês, o dia do hambúrguer - combinação de pão, carne, queijo e molho especial – se consolidou como uma das comidas mais consumidas pelos brasileiros. Com o tempo, passou por releituras, ganhou status gourmet e se transformou em uma verdadeira experiência gastronômica.

Segundo pesquisas da Kantar, o consumo de hambúrgueres teve um aumento de 228% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2024, quando 47 milhões de pessoas consumiram hambúrguer em cerca de 113 milhões de ocasiões de compra.

>>> Siga o canal do portal Coluna Sempre Mais no WhatsApp

No entanto, não é sempre que o alimento é uma alternativa saudável, já que muitos são preparados com ingredientes industrializados e com alto teor de sódio, o que pode prejudicar a saúde.

O portal Coluna Sempre Mais, conversou com a chef de cozinha Rose Mardoll, que enfatiza os benefícios de optar por hambúrgueres preparados com ingredientes naturais, enquanto alerta para os riscos nutricionais associados aos produtos industrializados.

Chef de cozinha Rose Mardoll / imagem: arquivo pessoal

"Escolher hambúrguer com ingredientes naturais traz diversos benefícios para a saúde, pois temos menos aditivos químicos, não tem conservantes artificiais, nem corantes, nem flavorizantes que podem afetar o organismo, a longo prazo. Tem uma melhor qualidade nutricional também, porque é feito com carnes frescas e proporcionando mais nutrientes e menos calorias vazias. Já os riscos que a gente pode ter consumindo os produtos industrializados é o excesso de sódio conservante. Gordura trans e saturadas", explica a profissional.

Rose Mardoll, ressalta que os métodos de processamento influenciam nas diferenças nutricionais entre blends de hambúrguer, pois os blends industrializados tem conservantes, realçadores de sabor, até amido para melhorar a consistência, durabilidade, enquanto os de processamento mais natural, teremos um hambúrguer suculento que se mantém as características do gosto da carne.

Versatilidade e preparo

O hambúrguer, quando preparado com ingredientes de qualidade, pode ser uma fonte rica de nutrientes essenciais. A  carne, por exemplo, é uma excelente fonte de proteínas, que são fundamentais para a construção e reparação dos tecidos do corpo. Ele pode ser preparado de diversas maneiras, utilizando diferentes tipos de carnes, como bovina, suína, frango ou até mesmo opções vegetarianas e veganas.

A D'Corthes Carnes Nobre, apresenta dois tipos de blends: o suíno e o ovino, com qualidade que vão desde a escolha dos ingredientes, a textura da carne e outros fatores importantes para entregar um produto "padrão D'Corthes'. "Os blends da D'Corthes' têm um padrão de qualidade excelente, a moagem é perfeita, os métodos de conservação, a presença das gorduras, o teor de gordura que é escolhido para cada blend é perfeito, eu sou muito suspeita de falar".

A chef Rose Mardoll destaca as diferenças nutricionais e de sabor entre os  blends da D'Corthes', possibilitando uma experiência ainda mais completa.

  • Blend Suíno: "Geralmente é mais macio, é mais suculento, porque tem um teor de gordura animal da carne suína e ele é rico em vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, eles que são essenciais para o metabolismo energético. É uma boa fonte, uma excelente fonte de proteína magra.
  • Blend Ovino: "Apresenta um sabor mais intenso e característico do carneiro. É ideal para quem gosta de carne mais marcante, aquela carne que você não precisa trabalhar muito molho, que você não precisa trabalhar muitos temperos, com um pouco de sal, pimenta do reino e selando na brasa fica perfeito. Contém mais ferro e ácidos gástricos essenciais como a ômega-3 - que contribui para a saúde cardiovascular -  e tem um teor de gordura um pouquinho mais elevado".

Chef de cozinha Rose Mardoll / imagem: arquivo pessoal

Facilidade de Personalização

Os hambúrgueres oferecem uma ampla gama de opções de personalização. Desde a escolha do tipo de pão até os acompanhamentos. Cada pessoa pode criar um hambúrguer que atenda às suas preferências e necessidades nutricionais.

Para a nossa reportagem, a chef de cozinha Rose Mardoll, nos detalhou como deixar ainda mais prazeroso cada mordida do hambúrguer:

"O que não pode faltar no hambúrguer é um blend de qualidade bem equilibrado, um tempero simples, mas que seja eficaz. No blend suíno, gosto de trabalhar com alho, cebola, uma páprica defumada para intensificar o sabor da carne suína. Já no carneiro eu gosto mais de um sal e uma pimenta, porque eu acho que a carne já tem a identidade dela bem marcante, então eu quero só evidenciá-la mais ainda. Um método de preparo correto que é uma grelha em alta temperatura para criar aquela crostinha dourada sem perder a suculência. Um pão de qualidade é um complemento como um queijo derretido no ponto certo, com vegetais frescos e um molho bem equilibrado. Eu acho que para mim, isso é o conjunto da obra do que se chama hambúrguer", finaliza.

Saiba mais sobre a D'Corthes Carnes Nobre

A D’Corthes Carnes Nobres é referência em cortes nobres de ovinos e suínos, e sinônimo de qualidade. Em seu portfólio, mais de 40 cortes genuinamente piauienses, dentre eles, a carne de sol suína, costela ovina, picanha suína, blends artesanais de suínos e ovinos sem tempero, sem sal, sem glúten e produzidos sem conservantes artificiais, e muito mais.

Os produtos da D'Corthes proporcionam praticidade no momento do preparo.

 

 

Por:

Mais de Lifestyle