Com produção de mais de 10 mil peças por mês e gerando 62 empregos diretos, a Cerâmica Serra da Capivara, localizada em Coronel José Dias, é um exemplo de como tradição e identidade cultural impulsionam a economia local. Especializada em utilitários e peças decorativas, que retratam a riqueza natural e histórica da região da Serra da Capivara, a empresa fortalece a cultura piauiense e movimenta o mercado de artesanato.
As peças produzidas pela fábrica valorizam elementos como a fauna, a flora e os registros arqueológicos da região, sendo referência entre turistas que visitam o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, locais onde a marca mantém lojas. A Cerâmica Serra da Capivara também está presente na Central de Artesanato de Teresina e em sua loja própria em Coronel José Dias. Fora do estado, São Paulo e Brasília são os principais mercados consumidores, abastecendo lojas de revenda e ampliando a presença da arte piauiense pelo país.
O proprietário da Cerâmica Serra da Capivara, Marcos de Oliveira, destaca o orgulho em representar o Piauí, por meio da cerâmica. “É muito bom trabalhar com cerâmica e é importante saber que esse trabalho é reconhecido em todo o Brasil. Não só por nós fazermos uma cerâmica, mas por agregarmos valor a ela com a nossa riqueza, que é a arte rupestre que existe no nosso Piauí. A gente fica muito feliz em saber que está ajudando também a divulgar o parque através do nosso trabalho”, enfatizou.
Com a alta demanda nacional, a produção da empresa está hoje totalmente focada no mercado interno, embora já tenha exportado para países como Itália, Estados Unidos e França. A Cerâmica Capivara se consolida como símbolo da criatividade e da força produtiva do Piauí, levando a arte local para novos públicos e gerando oportunidades para a comunidade de Coronel José Dias e região.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar