A vida, os costumes e a saga dos habitantes do Quilombo Mimbó, localizado no município piauiense de Amarante, distante 160 km da capital Teresina, agora está registrado no documentário Raízes da Resistência, produzido pelo fotojornalista Raulino Neto.
Gravado em janeiro de 2025, o documentário de 14 minutos registra por meio de entrevistas e imagens, como vivem hoje os habitantes do Quilombo Mimbó de Amarante, uma comunidade remanescente de escravidão e fundada por escravos que conseguiram fugir de suas senzalas em busca de uma terra de paz.
O quilombo é um dos mais antigos e preservados do Brasil e possui uma história rica e importante na cultura do Estado do Piauí.
Segundo Raulino Neto, o documentário tem como objetivo enaltecer e mostrar a cultura e tradições afro-brasileiras, como a dança e a música típicas, bem como a produção de artesanato e culinária.
Para o historiador Fonseca Neto, professor da Universidade Federal do Piauí, o documentário tem sua importância à medida em que mantém viva a história desse povo, tão sofrido oriundo de senzalas e que encontrou no Piauí um local para seguir com suas tradições ao longo dos anos.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar