A Procissão das Sanfonas de Teresina foi reconhecida patrimônio cultural imaterial do Piauí. O texto é de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT), e busca reconhecer o evento que é realizado todos os anos, no dia 2 de agosto, data da morte de Luiz Gonzaga.
O desfile é um momento de união, música e reconhecimento das personalidades que tanto contribuíram para a construção da identidade nordestina, além de celebrar marcos importantes na história regional.
A Procissão
A Procissão das Sanfonas de Teresina surgiu do sonho dos gonzaguianos piauienses de preservar e espalhar o legado de Luiz Gonzaga. Gonzaguianos é um grupo formado por fas do sanfoneiro Luiz Gonzaga (mais conhecido na música popular brasileira como "O Rei do Baião". Ele nasceu na cidade de Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912).
Foi esse sentimento de cuidado que motivou o grupo intitulado "Colónia Gonzaguiana de Teresina" para que, juntos, tornassem real a concretização do movimento cultural que é a Procissão das Sanfonas de Teresina - festividade que leva, anualmente, no dia 2 de agosto, data da morte de Luiz Gonzaga, a música do Rei do Baião pelas ruas do Centro de Teresina-PI.
Em 2025, o cortejo cultural completa 17 anos. Um momento sempre marcado pela união, música e pelo reconhecimento das personalidades que tanto contribuíram para a construção da identidade nordestina, além de celebrar marcos importantes na história regional.
A cada edição, cresce o número de jovens sanfoneiros e sanfoneiras que se juntam ao cortejo, o que atesta que a sanfona não é apenas um instrumento do passado, mas uma peça fundamental para o futuro da música nordestina. Para além de um evento, a Procissão é uma manifestação democrática da cultura nordestina, e uma demonstração de que o sonho dos gonzaguianos que idealizaram esse evento se tornou realidade, ganhou inúmeros adeptos em todas as gerações e transformou-se em um símbolo de resistência cultural. Unidos por esses propósitos, os gonzaguianos se mobilizam para o próximo 2 de agosto, momento de mais uma vez reafirmar a identidade, compartilhar ideais e celebrar a diversidade.
*Trecho extraído do Projeto de Lei n.º 49/2025
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar