O Projeto Educare é uma oportunidade a mais de desenvolvimento pessoal e profissional para os jovens e adultos de baixa renda da Comunidade Dandara dos Cocais, localizado na zona Norte de Teresina.
Atualmente, o projeto mantido pela Associação Casa da Solidariedade Santa Dulce dos Pobres oferece cursos como informática, profissionalizantes e pré-Enem.
Para manter a conexão da comunidade com a leitura e o conhecimento, o Instituto Equatorial e a Casa Santa Dulce uniram forças para revitalizar a Biblioteca Joaquim Francisco de Almeida, que conta com obras literárias, didáticas e até títulos escolhidos pela própria comunidade.
“O eixo Educare em Casa Santa Dulce fomenta cultura, educação, esporte e profissionalização. Essa parceria com o Instituto Equatorial veio num bom momento para que nós pudéssemos não só modernizar, mas equipar da melhor forma uma de nossas bibliotecas, fazendo com crianças e adolescentes voltem a ter a experiência do livro, a experiência de manusear livros, de contar e ouvir histórias, abandonando um pouco essa questão da tela. Então é uma proposta que só foi possível por conta da parceria com Equatorial”, comenta Frei Luciano Brasil, coordenador da Associação Santa Dulce dos Pobres.
A reinauguração do espaço aconteceu no último dia 19 de abril e também foi dado o início do Projeto Descobertas, uma iniciativa que visa incentivar a leitura e o aprendizado contínuo na comunidade.
“Acreditamos que mudanças significativas começam quando reconhecemos o valor das culturas locais e ampliamos as possibilidades de acesso à educação ao longo da vida. Apoiar Projetos como a Biblioteca Comunitária Joaquim Francisco Almeida é uma forma de fortalecer os vínculos com os territórios e incentivar o desenvolvimento de capacidades que impulsionam a autonomia, o pensamento crítico e a criação de oportunidades. Mais do que livros e acesso à internet, essa ação contribui para que crianças, jovens e adultos da comunidade Dandara dos Cocais e do Residencial Jacinta Andrade possam explorar seus caminhos, se expressar e ocupar novos espaços em suas trajetórias”, disse Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial, ao portal Coluna Sempre Mais.
Projeto Descobertas
O projeto vai além do acesso aos livros: inclui rodas de leitura, contação de histórias e oficinas criativas, todas gratuitas e abertas ao público. A ideia é que, através da literatura, a comunidade encontre novas oportunidades e inspire futuras gerações.
Sobre o instituto Equatorial
Criado em julho de 2024, o Instituto Equatorial é um importante legado do Grupo Equatorial. Com a missão de contribuir para a redução das desigualdades sociais nas regiões em que atua, o Instituto desenvolve soluções adaptadas às realidades locais, fortalecendo parcerias entre as comunidades e diversos setores da sociedade.
Alinhado a estratégias sustentáveis, o Instituto Equatorial trabalha para ampliar o impacto positivo nas comunidades, promovendo a integração entre o desenvolvimento social e econômico. Para mais informações, siga o perfil no Instagram: @institutoequatorial
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar