Durante o mês de maio, a campanha Maio Verde chama a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do glaucoma, uma doença que afeta o nervo óptico e pode levar à perda permanente da visão. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine), o glaucoma afeta mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, com quase 10% delas desenvolvendo cegueira bilateral.
O avanço do glaucoma está diretamente relacionado ao aumento da pressão intraocular e possui uma única via de tratamento, sendo ela: por meio de colírios, procedimentos a laser ou cirurgia. Essas são medidas paliativas que têm por objetivo controlar a pressão e evitar danos maiores ao nervo óptico.
>>> Siga o canal do portal Coluna Sempre Mais no WhatsApp
“O grande desafio é que o glaucoma é uma doença silenciosa. Na maioria dos casos, não apresenta sintomas nas fases iniciais e moderadas”, explica o médico oftalmologista Fernando Costa, do Vilar Hospital de Olhos. Esse é o maior desafio, pois faz com que o diagnóstico aconteça já em estágios avançados.
Ainda segundo o especialista, um dos principais fatores de risco é a idade. “A prevalência da doença é maior em pessoas com mais de 40 anos”, reforça o médico. Por isso, os exames oftalmológicos de rotina são essenciais para detectar o problema o quanto antes.
A campanha Maio Verde reitera o alerta: quando diagnosticado precocemente, o glaucoma pode ser controlado e o paciente pode preservar sua visão e qualidade de vida.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar