O novo Espaço da Cidadania Digital reúne o Instituto de Identificação Digital, o Piauí Gov Tech e serviços digitais e de saúde em uma estrutura moderna e acessível de mais de 2.043m², distribuída em três pavimentos e totalmente climatizada. Equipado com tecnologia de ponta, o ambiente visa aprimorar a experiência do cidadão.
Entre os serviços disponíveis estão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), suporte especializado para pessoas com deficiência (PCDs) e orientação para uso das plataformas Gov.pi e Gov.br.
O espaço também oferece um coworking com 20 computadores para uso do público, brinquedoteca para crianças, auditório moderno com capacidade para 60 pessoas, equipado com recursos de áudio e vídeo, e um estacionamento amplo com vagas destinadas a servidores e visitantes.
- Piauí Gov Tech
A estrutura fortalece ainda o programa Piauí Gov Tech, que promove a conexão entre governo, universidades, startups e sociedade civil em busca de soluções inovadoras para o serviço público. Entre os projetos desenvolvidos estão o Lupa App, o sistema de reconhecimento facial FacePI e o Projeto VigIA, que aplica inteligência artificial em viaturas de segurança.
- Saúde Digital
A população poderá acessar o Piauí Saúde Digital, programa de telemedicina gratuita que já realizou mais de 2 milhões de atendimentos no estado.
- Lan House do Povo
O local foi pensado para promover inclusão digital e ampliar o acesso da população às soluções desenvolvidas pelo Governo do Estado, como o Gov.pi Cidadão. O espaço dispõe de computadores com acesso à internet, onde o cidadão pode emitir documentos, realizar solicitações e navegar com autonomia.
- Rota da Cidadania Digital
A Rota da Cidadania Digital, iniciativa criada para democratizar o acesso à tecnologia e facilitar a utilização de plataformas públicas digitais.
Os atendimentos acontecerão em duas frentes: uma Sala de Atendimento, voltada para serviços práticos como criação de e-mails, ativação de autenticação em dois fatores e abertura de contas no Gov.br e Gov.pi; e um auditório, onde serão realizadas oficinas educativas sobre segurança digital, uso consciente de redes sociais e documentos digitais.
- Revitalização do Centro
Com investimento de quase R$ 4 milhões, o prédio faz parte do projeto de revitalização da área central de Teresina. Ele substitui o antigo Instituto de Identificação Félix Pacheco, localizado na Praça Saraiva, onde as pessoas costumavam emitir o RG.
- Serviços
O novo Espaço da Cidadania Digital é estratégico para garantir agilidade à população, localizado na Rua Clodoaldo Freitas, 729, próximo ao Estádio Lindolfo Monteiro, funcionará de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar