Para celebrar o cinema nordestino, a Therecine exibirá filmes clássicos como “Corisco e Dadá”, em versão remasterizada, do diretor cearense Rosemberg Cariri, um dos principais nomes do cinema nacional, que estará presente ao evento, sendo o grande homenageado desta edição. Essa obra marca a estréia da premiadíssima atriz e diretora Dira Paes no cinema.
De Pernambuco, a mostra traz o filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”, numa sessão que comemora 20 anos de participação dessa obra em Cannes, com direção de Marcelo Gomes. O pernambucano João Vieira Júnior, que assina a produção do filme, estará presente e ainda participará de um encontro com produtores locais para discutir perspectivas e caminhos para o cinema feito no nordeste.
Equipe organizadora / imagem: divulgação
Dentre os longas-metragens da vez, poderemos assistir na mostra em sessão única o premiado e festejado “Manas”, da diretora piauiense Marianna Brennand, que é homenageada este ano como talento emergente no Festival de Cannes com o prêmio “Women In Motion Emerging Talent Award 2025”.
O badalado longa-metragem “Os Sapos”, com direção de Clara Linhart, e “Oeste Outra Vez”, com direção de Érico Rassi, recentemente vistos na Mostra Tiradentes e no Festival de Gramado, respectivamente, também compõem a programação deste ano.
Reforçando a presença de filmes nordestinos, a mostra dá ênfase a produções de curtas metragens produzidos por piauienses, por meio da mostra competitiva “Chapada do Corisco”. São oito curtas selecionados para concorrer ao troféu de melhor filme escolhido pelo júri popular.
Antônio Pitanga, ator e diretor de Malês / imagem: divulgação
A Mostra de Tiradentes, através da Universo Produção, de Raquel Hallak, nos presenteia com a indicação dos filmes longas “Cartório das Almas”, de Leo Belo, e Malês, do ator e diretor Antônio Pitanga.
Dentro da mostra, a diversidade estará presente com 5 filmes em curtas metragem de curadoria de Alexander Mello, da Mostra Internacional Rio LGBTQIA+, numa sessão especial que celebra essa parceria inédita entre as duas mostras.
A abertura da Therecine ocorre no próximo dia 27 às 19 horas com exibição especial do filme de ficção piauiense “Kassandra com K”, de Cícero Filho e Rivanildo Feitosa.
A Mostra THERECINE é uma realização da ASSAAC e RF Produções, e tem como diretores Jone Clay Macedo, Rivanildo Feitosa e Bárbara Nepomucceno, com patrocínio do Governo do Estado do Piauí/SIEC, e apoio Sesc Cajuína, Sebrae Piauí e Grand Arrey Hotel. Conta com a parceria da Universo Produção, que realiza as mostras de Tiradentes, Ouro Preto e Cine BH; da Mostra Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+; e da ABRA - Associação Brasileira de Roteiristas.
Mais Pesado é o Céu / imagem: Petrus Cariry - divulgação
FILMES PIAUIENSES SELECIONADOS - CHAPADA DO CORISCO
(MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS/ TROFÉU MELHOR FILME PELO JÚRI POPULAR)
- CYNARA, fic, 20min
Direção: Evellyn Reis Coordenação: Cícero filho
- GEORGIA, fic, 20min
Direção: F. Monteiro Junior
- VIRTUOSA, fic, 7min
Direção/; Cairo Bruno e Ícaro de Asas
- EXÍLIO EM MIM, fic, 6min
Direção: Vini Luz
- RAÍZES DA RESISTÊNCIA, doc, 15min
Direção: Raulino Neto
- BABAÇU LIVRE, doc, 30min
Direção: Ricardo Augusto Pereira e Élida Maria de Cardoso Brito
- TABAJARA, híbrido, 25min
Direção: Milena Rocha, Oliver e Weslley Oliveira
- ECOS DO COMPASSO, doc, 24min
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar