A leitura nos transforma, inspira e conecta. Quem nunca estipulou como meta ler mais? Uma atividade com múltiplas funções, ler pode ser uma forma de entretenimento, um meio de informação ou um caminho simples e acessível para adquirir conhecimento. Independente da motivação, o processo de leitura também é capaz de auxiliar no desenvolvimento de habilidades, contribuindo, inclusive, para a saúde mental.
Incentivar os hábitos de leitura é uma tarefa coletiva que envolve famílias, escolas e comunidades. Ao implementar algumas estratégias adaptadas para diferentes faixas etárias, é possível cultivar um amor duradouro pela leitura, promovendo não apenas o desenvolvimento pessoal, mas também uma sociedade mais crítica e informada. A leitura amplia o conhecimento, criatividade e empatia – valores essenciais para todos os cidadãos.
>>> Siga o canal do portal Coluna Sempre Mais no WhatsApp
Nessa perspectiva, o portal Coluna Sempre Mais lança o 'Mais uma Página', espaço semanal assinado por Arysa Cabral, com indicação de novos livros, recordar clássicos, descobrir tendências, revirar curiosidades literárias e muito mais.
"A leitura é mais do que uma habilidade, é uma porta aberta para novos mundos, ideias e sentimentos. Quando lemos, não apenas acumulamos conhecimento, mas também nos conectamos com outras realidades, ampliamos nossa empatia e cultivamos a imaginação. Ler é um ato de liberdade, de descoberta, de cuidado com a mente e com o coração. É no silêncio das páginas que muitas vezes encontramos respostas, companhia e inspiração. E o melhor de tudo é que ler também pode ser um puro prazer. Aquele momento só seu, onde o tempo desacelera e você mergulha em histórias que tocam, ensinam e transformam. Permita-se esse encontro. Leia, sinta, viva outras vidas através dos livros", afirma Arysa Cabral.
Boa leitura!
Para começar, a primeira indicação é ‘Solitária’, romance de Eliana Alves Cruz.
O livro narra a trajetória de Mabel e Eunice, mãe e filha, duas mulheres negras que vivem no local onde trabalham: um condomínio de luxo como tantos outros espalhados pelas grandes cidades brasileiras. Eunice torna-se peça central na investigação de um crime brutal ocorrido na casa dos patrões. Enquanto isso, Mabel trilha o caminho que não apenas desvenda o mistério, mas transforma profundamente a vida das pessoas ao redor delas.
‘Solitária’ é quarto romance da jornalista e escritora Eliana Alves Cruz.
Sobre Arysa Cabral
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestra em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia - Mestrado Profissional (PPGB/UFCA). Pós-graduanda em História, Cultura e Literatura Afro-Brasileira e Indígena pela UniCesumar. Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Piauí (CCSA/UESPI). Pesquisadora de temas como: biblioterapia, literatura, leitura e formação de leitores.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar