A Latam Airlines Brasil anunciou, nesta segunda-feira (05), o lançamento da rota Parnaíba-Fortaleza. A operação está programada para iniciar em setembro deste ano, com dois voos por semana no período de baixa temporada e três na alta temporada. A novidade beneficia diretamente o setor turístico da região, facilitando o acesso ao Delta do Parnaíba e aos demais atrativos naturais que tornam o estado um dos destinos mais promissores do país.
“Estamos muito satisfeitos em atender ao pedido do governador Rafael Fonteles e do ministro Silvio Costa Filho para estreitar os laços entre Piauí e Ceará. A nova rota trará mais oportunidades de negócios, turismo e integração regional, ao mesmo tempo em que amplia nossas opções de viagem com conforto e segurança. Fortaleza é o centro de conexões da Latam no Nordeste, com voos para 11 aeroportos no Brasil e conexões internacionais para Miami e Lisboa, facilitando as viagens domésticas e internacionais dos passageiros do Piauí e trazendo mais turistas ao estado”, afirma Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil.
Reforma e ampliação
Com um investimento de R$ 47 milhões, as obras no Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho fazem parte do contrato de concessão firmado pelo Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes (Setrans), com a empresa SBPB Parnaíba SPE Ltda, com auxílio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc/Sead), com gestão prevista por mais de três décadas. Mais de R$ 45 milhões já estão compromissados para a continuidade das obras.
A primeira etapa das obras contempla a readequação do estacionamento, com 178 vagas, e da via de acesso ao terminal, incluindo a construção de uma nova rótula de entrada. A fachada do terminal de passageiros também foi completamente revitalizada. Internamente, o aeroporto passou por reforma e construção de novos banheiros, salas comerciais e a ampliação e readequação das áreas de embarque e desembarque.
Foi instalado um elevador e adquirida uma cadeira escaladora para acesso às aeronaves, garantindo mais acessibilidade para pessoas com deficiência motora. A nova infraestrutura inclui, ainda, uma praça de alimentação com 12 pontos comerciais e oito lojas comerciais (PHB Park), duas quadras de beach tennis, espaço para instalação de academia e farmácia, sala de reunião privativa e uma capela. Um restaurante e um café estão sendo finalizados no primeiro andar, estando em fase de mobília e equipagem.
O terminal também recebeu reforços na estrutura de segurança e operação, com a implantação da Segunda Companhia de Aviação de Policiamento Aéreo (CIOPAER) e a reforma do espaço do Corpo de Bombeiros com melhorias na frota.
Foram implantadas novas vias de serviço interno (lado ar), e cerca de 80% do cercamento patrimonial do sítio aeroportuário já foi revitalizado. A pista de taxiamento e o pátio de aeronaves foram reformados, além de uma nova pintura de sinalização, atendendo às normas de segurança operacional.
Além disso, também estão em execução a construção de um hangar e drenagem do pátio de aviação e de todo o sítio aeroportuário.
Projetos futuros já em desenvolvimento incluem, ainda, a ampliação da cobertura da área de embarque e desembarque, nova área de taxiway, novo pátio para aeronaves comerciais, ampliação do terminal de passageiros e a instalação de uma usina fotovoltaica.
O litoral piauiense está inserido em roteiros consolidados nacional e internacionalmente, como a Rota das Emoções. Ainda de acordo com o secretário estadual de Turismo, Daniel Oliveira, os novos voos proporcionarão incremento no turismo e permitirão mais integração entre os estados nordestinos.
“Fazemos parte da Rota das Emoções, que conecta três estados e encanta turistas do mundo inteiro. Essa nova ligação aérea, viabilizada com planejamento, incentivos e diálogo federativo, fortalece a integração regional, facilita o acesso dos visitantes e impulsiona a cadeia produtiva do turismo, gerando mais empregos e renda. Parabéns ao governador Rafael Fonteles pelo compromisso com o desenvolvimento do Piauí”, finaliza o secretário.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar